sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como fazer Fricassé de Frango


Ingredientes
- 3-4 peitos de frango desossados
- 1 limão
- 2 caixas de creme de leite
- 1/2 cebola picada em cubinhos
- 1 lata de milho (ou 2 espigas de milho cozidas)
- 1 pacote de batata-palha
- 1/5 de manteiga
- Sal a gosto

Modo de preparo
Temperar com sal os dois peitos de frango, colocá-los na panela (pode ser Inox) com água até cobri-los. Levar a panela ao fogo médio e esperar a carne do frango ficar esbranquiçada e macia. Retirar o excesso de água e acrescentar o sumo (suco) do limão aos frangos. Em outra panela, pôr a manteiga e depois a cebola picada em cubinhos, misturar com uma colher de madeira até dourar. Assim que as cebolas estiverem douradas, colocar os peitos de frango inteiros e cortá-los com a colher, desfiando o frango. Após desfiá-los por inteiro, pôr o milho, mexer um pouco e acrescentar o creme de leite, abaixando o fogo.


Misturar até que os frangos e o milho fiquem cobertos com o creme de leite e desligar o fogo. Em um refratário médio, colocar essa mistura e cobri-la inteira com batata-palha. Servir em seguida.


Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 20-30 minutos
Rendimento: 7 pessoas

Dicas!
- Uma marca excelente de batata-palha que utilizo no Fricassé é a Kari Kari. Significa crocante, no idioma japonês. Faz jus ao nome, pois é muito saborosa e crocante. Não tenho conhecimento se é comercializada em outros estados ou apenas no DF. Para aqueles que estiverem com hipercolesterolemia e/ou hipertrigliceridemia, consumam com cautela porque contém gordura vegetal hidrogenada, a gordura transaturada, "vilã" do sangue.

- Se tiverem tempo disponível, desfiem os peitos de frango à mão (demora em torno de 1h30). Como gosto de praticidade e não aguento ficar muitas horas cozinhando (pois cansa), prefiro cortar com uma colher, leva cerca de 20 minutos para ficar bem desfiado.

- O limão possui enzimas que facilitam a digestão de alimentos gordurosos. Ao colocá-lo no frango, pode-se reduzir o efeito de hormônios potencialmente alergênicos e deixá-lo com menos gordura. 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como fazer Peixe à Milanesa

Está pensando em fazer um peixinho crocante e saboroso à milanesa? Antes de tudo, escolha a melhor farinha de rosca, como aquelas de padaria (feita com pão moído) ou da marca Panco. Procure o filé de peixe que mais lhe agradar e ponha-o para marinar. 

Como marinar: em um utensílio de metal, deixe os filés de peixe no sumo de 1 limão com um pouco de sal dentro da geladeira, coberto com filme plástico, por 4 horas. Após a marinada, comece o preparo da milanesa. 

Peixe à Milanesa



Ingredientes
- 500g de peixe de sua preferência (gosto muito de Tilápia e Linguado)
- 1/2 xícara de chá de farinha de rosca
- 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- Sumo (suco) de 1 limão
- 1 ovo
- Óleo
- Sal

Modo de preparo
Para fazer a milanesa, utilize três tigelas. Preencha uma com a farinha de trigo, outra de ovo cru batido e a última com farinha de rosca. Ponha o filé de peixe sobre a farinha de trigo, cobrindo-o, e com um garfo, passe o peixe enfarinhado no ovo, dos dois lados. Por último, cubra-o com a farinha de rosca. 

Aqueça uma frigideira (ou wok) com 3 dedos de óleo em fogo alto e ponha os filés de peixe à milanesa; coloque em fogo médio, deixe dourar e retire os filés. A milanesa de peixe está pronta!



Dicas:
 - Para verificar se óleo está no ponto, mergulhe a ponta de uma colher de pau. Se saírem bolhinhas, como se estivesse fritando a madeira da colher, o óleo estará pronto para ser utilizado (aprendi com um chefe de cozinha ^^).

- Um peixe que recomendam usar é a Pescada, mas escolha os peixes de desejar! Meu preferido é a Tilápia (Linguado também fica maravilhoso!)

- Se quiser mudar o tempero do filé de peixe, antes de fritar, dá para acrescentar páprica picante, fica com um leve gosto apimentado e realça o sabor.

- Caso o peixe estiver insosso, assim que estiver pronto, faça o seguinte molho: em uma tigela, acrescentar o sumo de meio limão, pitada de sal, algumas gotas de vinagre, poucos cubinhos de cebola e alho. Ficará divino!

- Algo que combina perfeitamente com peixe é o molho tártaro. A base deste molho está na maionese acrescentada a cubinhos fatiados de picles (de pepino em conserva). Necessita ficar em descanso por cerca de 3-6h na geladeira.

- Se o filé de peixe estiver congelado, pode aquecê-lo no leite, até ferver. É uma técnica para retirar o odor e deixar a carne mais macia. ^^ A milanesa da foto acima foi feita com Linguado fervido no leite! Mesmo cozido, o filé consegue ficar bem coberto com as farinhas e o ovo.